Combate ao assédio e à discriminação: promovendo um ambiente de trabalho saudável
Publicado em 08/02/2024
Na C3 Engenharia, acreditamos que a excelência vai além das atividades de manutenção industrial que executamos. Nossos valores sólidos, que fundamentam cada decisão e ação, incluem o respeito à diversidade de crenças, a promoção de um ambiente de trabalho inclusivo e respeitoso e a prática diária de empatia. Reconhecemos e valorizamos a contribuição única de cada membro da nossa equipe, mantendo uma postura firme contra comportamentos antiéticos.
No centro da nossa cultura organizacional está o respeito. Sabemos que ele é a chave para um ambiente de trabalho seguro, saudável e respeitoso para os nossos colaboradores. É essa atmosfera que nos permite combater firmemente qualquer tipo de assédio moral ou sexual, bem como a discriminação.
O que é assédio moral, assédio sexual e discriminação?
O assédio moral ou sexual e a discriminação são práticas intoleráveis que comprometem não apenas o bem-estar individual, mas também a integridade do ambiente de trabalho. Por isso, é primordial que cada colaborador entenda a gravidade e seriedade dessas faltas, tanto para não cometê-las quanto para saber identificá-las e denunciá-las.
O assédio moral caracteriza-se por condutas abusivas que expõem o trabalhador a situações humilhantes e degradantes. Já o assédio sexual refere-se a constrangimentos desagradáveis e ofensivos de conotação sexual.
A discriminação, por sua vez, acontece quando há um tratamento diferenciado que inferioriza uma pessoa ou um grupo de pessoas por sua raça, cor, etnia, sexo, nacionalidade, orientação sexual, identidade de gênero ou outro fator.
O que diz a legislação brasileira
Em março de 2019, a Câmara Federal aprovou o Projeto de Lei 4742/2001, que caracteriza o assédio moral no trabalho como crime. O assédio sexual também está tipificado no Código Penal, no artigo 216-A, com pena de 1 a 2 anos.
Ainda, de acordo com a Lei nº 9.459/97, é crime “praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”.
Cultivando um ambiente de trabalho saudável e respeitoso
Na C3 Engenharia, agimos proativamente para assegurar um ambiente de trabalho saudável, inclusivo e respeitoso para todos. Confira algumas de nossas ações:
- Promovemos espaços seguros e acolhedores para o compartilhamento de possíveis relatos de assédio ou discriminação. Também abordamos o tema de forma direta e instrutiva, a fim de capacitar a equipe para lidar de forma adequada com esse tipo de situação.
- Realizamos treinamentos periódicos, separando líderes e liderados em turmas diferentes. Abordamos quais são e a importância dos limites, as melhores formas de oferecer feedbacks, além de questões específicas para prevenir qualquer tipo de comportamento inadequado.
- Desenvolvemos campanhas regulares em nossos canteiros de obras, voltadas à conscientização. Apresentamos, explicamos e repudiamos comportamentos nocivos, promovemos o respeito às diferenças e reconhecemos as particularidades de cada colaborador.
A valorização das pessoas como pilar fundamental
Na C3 Engenharia, temos um compromisso com nossos valores, que são baseados no respeito à diversidade e na promoção de um ambiente de trabalho inclusivo. Sabemos que, nos sustentando nesses pilares, estamos construindo e mantendo um ambiente de trabalho seguro, saudável e respeitoso para todos os nossos colaboradores.
Juntos, seguimos firmes na construção de um futuro onde as singularidades de cada indivíduo sejam celebradas e o respeito seja a base de qualquer interação.